ensino médio

VÍDEO: estudantes encaram desafio de manter escola pública no topo do Enem




Foto: Renan Mattos (Diário)

Em 2018, os alunos da Escola Estadual Manoel Ribas - o Maneco - fizeram bonito e colocaram o nome da instituição como a primeira colocada entre as escolas públicas de Santa Maria no ranking municipal do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os estudantes do 3º ano encaram o desafio de repetir o desempenho.

Os alunos Giovana Padoin Brutti e Davi Lucero da Costa, ambos de 17 anos, comentam que o resultado da escola no ranking do Enem pesa, mas, ao mesmo tempo, traz uma motivação para estudar mais.

- De uma certa forma, dá um alívio em saber que estamos em um colégio que nos prepara não só para concursos, mas também para a vida - avalia Davi.

UFN divulga 5ª chamada do vestibular de inverno 2019

Entre os diferenciais do Maneco apontados pelos alunos, estão os professores e os laboratórios. Desde o primeiro ano do Ensino Médio, os estudantes têm acesso a espaços e aulas complementares, como robótica, informática, laboratórios de biologia, química e física, música e outras atividades que, segundo a direção, ajudam a preparar o jovem.

- O colégio não é só preparatório para o Enem. A metodologia dos professores nos ajuda muito. Eles são excelentes, estão sempre nos orientando em todos os sentidos - ressalta Giovana.


DESAFIOS
A diretora, Rosângela Maria de Freitas, explica que, por ser uma escola pública, os desafios são muitos, principalmente frente a concursos como o Enem e ao mercado de trabalho. 

- Temos um quadro de professores que, como nós, da direção, acreditamos no potencial de cada aluno. Nosso papel é apresentar as opções que existem após a conclusão do Ensino Médio e prepará-los para fazer as escolhas certas - afirma.

Um dos fatores determinantes na clientela atendida pela escola é a diversidade, uma vez que os alunos são oriundos de todas as regiões da cidade. Isso porque, segundo Rosângela, a instituição fica junto à parada final das principais linhas de ônibus da cidade. Hoje, o Maneco conta com 12 turmas de Ensino Médio, com cerca de 1,1 mil estudantes matriculados.

- Esse é um fator importante, pois atendemos uma clientela de diferentes realidades sociais e econômicas - pondera a diretora.

O processo pedagógico é apontado como outro fator de sucesso dos alunos. A vice-diretora Tânia Marlene Costa Menegat explica que a escola incentiva, também, a participação de alunos em mostras, feiras e palestras.

- Buscamos apresentar as possibilidades que existem. E mostrar que não se conquista nada sem disciplina e dedicação. Por isso, contamos também com a parceria das famílias. Afinal, a escola não faz nada sozinha - destaca Tânia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estudantes encaram desafio de manter escola no topo do Enem na cidade

Próximo

UFN divulga 4ª chamada do vestibular de inverno 2019

Educação